quinta-feira, 22 de março de 2018

Espaço Nino Nogueira inicia ano de parcerias artístico-culturais no Rio Vermelho


Abril é mês de arte, eventos e gastronomia nas instalações do Espaço Nino Nogueira na Rua da Paciência à beira-mar, com exposições, e menu da Divinos Doces e Kasa de Alice



Salvador, 19 de março de 2018 - O colecionador Nino Nogueira quer movimentar o Rio Vermelho fora da alta temporada com uma série de eventos combinando arte, cultura e gastronomia. O primeiro deles é a exposição ‘O Que Os Olhos Não Veem’, com fotografias de André Sá Gomes, que será regada às delícias do café Kasa da Alice, e inaugurada com bufê da Divinos doces. “O Rio Vermelho guarda muitos talentos e relíquias, que são mais apreciadas pelos turistas do que pelos baianos. Por isso, muitas das atrações ficam restritas aos meses de verão. Quero que o bairro continue vibrando na baixa estação”, afirma Nino Nogueira, que promete uma agenda cheia de atividades em 2018, envolvendo outros empreendedores do bairro e da cidade.



A partir do dia 06 de abril, o colecionador promove uma exibição de 25 fotos em diferentes formatos das andanças de André Sá Gomes pela Bahia. “São imagens de lugares conhecidos que não estamos acostumados a enxergar, detalhes, recortes, de Salvador, da região cacaueira, da Chapada e do oeste baiano”, comenta o artista.  Algumas serão apresentadas em caixas de acrílico, para exposição na horizontal.



Paralelamente, o café Kasa da Alice vai ter uma corner no Espaço Nino Nogueira, com petiscos e drinques - e, na inauguração, o menu do coquetel será desenvolvido pela chef Isabella Curvello da Divinos Doces. A mostra conta também com apoio expográfico do arquiteto Alex Sá Gomes.



PARCERIAS

Nino Nogueira planeja uma série de colaborações com outros talentos do bairro. Em abril, o Hotel Zank, a loja Paradoxo e a doceria Divino Doces irão expor obras de arte da galeria do colecionador em seus estabelecimentos. “Tenho muitos planos para 2018 que já estão começando a acontecer. Além desse evento, estamos organizando série de jantares e festas especiais, unindo grandes nomes da gastronomia baiana e performances em ambientes especiais”, afirma o galerista, que, recentemente, uniu-se a outras personalidades do bairro para defender a preservação da paisagem da orla da Paciência.



Na época da revitalização do Rio Vermelho, há mais de um ano, a prefeitura havia autorizado a Embasa a erguer uma edificação de concreto à beira-mar, que iria alterar negativamente a paisagem de perímetro do rio Vermelho tombado como Patrimônio da Bahia. O galerista integrou um movimento que conseguiu embargar a construção grotesca com apoio e resolução do IPAC. “Há muitas pessoas no bairro que entendem a importância patrimonial do Rio Vermelho. Nós estamos nos unindo para que mais pessoas entendam e desfrutem.”



Confira!

Serviço:

O Que os Olhos não Vêem

Galeria Nino Nogueira - Rua da Paciência, 299 - Rio Vermelho

De 06/04 a 05/05 - Seg. a sáb. das 9h às 13h.

07/04 e 08/04 - Sáb. e dom. - das 10h às 17h.





GALERIA NINO NOGUEIRA

O acervo do colecionador Nino Nogueira reúne obras de arte e objetos decorativos. Reúne artistas baianos e internacionais, arte sacra do século 18 e 19, peças barrocas, inglesas, holandesas, asiáticas, africanas (Costa do Marfim, Gabão, Angola, entre outros países), objetos em cristal Murano, patuás chiques (como coroas de orixás), arte popular e moderna, entre outros achados de diversas nacionalidades que o galerista garimpa há 23 anos.



Crédito Fotográfico obrigatório - Lei nº 9610/98: nos nomes dos doc. - Geraldo Moniz e André Sá Gomes



Contatos:

Jornalistas Geraldo Moniz (71 99110.5099, 99922.1743) e Iara Crepaldi (11 96191.3531)

Nenhum comentário:

Postar um comentário