Começa
nesta sexta-feira (21.10) até o final de novembro, sempre
das 9h às 18h, a exibição de quadros do artista baiano, Antônio Rebouças
(1922-2013), na Fast Frame na Ladeira da Barra (Av. Sete de Setembro,
n°3416 – 71 (71) 3011-0333), em Salvador. As obras têm medidas variadas de 90 X
60 e 90 X 90 centímetros, integrando um acervo inédito que foi produzido nos
últimos 20 anos antes do falecimento do artista ocorrido em 2013.
Com
residência artística na Alemanha na década de 1960, onde permaneceu por dois
anos, Rebouças tem influências dos expressionistas alemães, de concretistas e
modernistas brasileiros e estrangeiros, já que além de pintor e renomado escultor,
ele também foi designer de móveis e respeitado arquiteto modernista na Bahia,
com vários projetos urbanísticos e casas construídas em Salvador. Nos últimos
40 anos de vida, Rebouças permaneceu isolado em sua residência, produzindo arte
incessantemente.
Segundo
a sua filha caçula, Adelina Rebouças, que acompanhou os 20 últimos anos de vida
do artista, esse acervo inédito é composto por mais de 75 itens entre quadros
em acrílica, esculturas e desenhos em nanquim. “É impressionante como as
últimas obras inéditas de meu pai são vigorosas, vibrantes e cheias de energia
e vida, parecendo terem sido feitas por um jovem de 20 anos, enquanto ele já
tinha 80 e 90”, comenta Adelina.
JORGE AMADO e LINA BO BARDI – “Sou velho amigo e
admirador desse mestre escultor Antônio Rebouças. Ele é um artista dos mais
importantes da Bahia, escultor de larga tradição, de obra nacionalmente
reconhecida; pintor de sucesso, seu clima é do silêncio”, dizia o escritor
baiano, Jorge Amado (1912-2001), já na década de 1990 em carta sobre o artista.
Apesar do seu lado arredio, Rebouças era extremamente bem relacionado e
admirado por grandes personalidades da sua época.
A
também arquiteta ítalo-brasileira, autora do restauro do Solar do Unhão e
primeira diretora do MAM-Bahia, Lina Bo Bardi (1914-1992), ficou tão entusiasmada
com o trabalho de Rebouças que organizou e fez a curadoria de uma mostra
completa do artista em 1963, no Foyer do Teatro Castro Alves, então funcionando
como sede do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), considerando Antônio Rebouças
como “um grande valor em artes visuais”.
MATILDE MATOS
– A conceituada crítica de arte e
marchand potiguar, Matilde Matos (1927-2021), dizia que “o trabalho de Antônio
Rebouças apresenta conhecimentos anteriores bem assimilados como o uso da cor
dos impressionistas, o impasto pesado, as variações de textura, o contorno
forte dos expressionistas, ao lado de formas geométricas destorcidas, prováveis
reminiscentes do vocabulário cubista”.
Para
Matilde Matos, Antônio Rebouças usava muitas “cores vibrantes que são novamente
transparentes e luminosas, o que vem enfatizar a poesia emante das suas
composições um plano construtivista, com emoção raramente encontrada nos nossos
pintores”, completava Matilde.
VAGAS, SEGURANÇA e CONTATOS – De acordo com Paulo
Athayde de Carvalho, sócio da Fast Frame, a loja da Ladeira da Barra dispõe de
vagas para veículos, caso os visitantes cheguem de carro. “Nossa loja também
fica ao lado da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, o que oferece
sensação de segurança para os visitantes”, diz Paulo.
Paulo
Athayde explica ainda que a Fast Frame reserva sempre espaços para exposições
com artistas e obras de beleza e qualidade especiais. “É mais uma forma de
levar a arte a todos com um novo espaço expositivo na cidade”, finaliza. A Fast
Frame pertence à maior rede de molduraria do mundo. Contatos com o Acervo
Antônio Rebouças através do telefone (71) 99305-2885 e do instagram
@a.reboucas100 .
Fotos: Pedro Accioly
Em 18.10.2022
Jornalista
Geraldo Moniz de Aragão (1498-mte.ba)
geraldo.monizcomunicacao@gmail.com, 071 99102.7394
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