sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Rebouças é homenageado com personalidades baianas em Centro Cultural que abre próximo dia 10.12 na Cidade Baixa

 

Adelina Rebouças e a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana

No próximo dia 10 (dezembro/2022) será aberto ao público o Centro Cultural Sesi Casa Branca que fica no Caminho de Areia, na Cidade Baixa, em Salvador. O Espaço abriga um teatro, uma varanda coberta para bar/shows, jardim e um museu de ciências com alta tecnologia, onde estão sendo homenageadas personalidades baianas que nomeiam espaços no museu, dentre os quais o artista Antônio Rebouças (1922-2013).

Adelina e Arany Santana na frente da marca do Centro Cultural
 

A arte-educadora Adelina Rebouças, filha caçula de Antônio Rebouças prestigiou a inauguração só para convidados que aconteceu na última quarta-feira (23.11). Nas fotos Adelina encontra com a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana. “Sou fã dos Rebouças e fiz questão de marcar este momento com uma foto”, disse a secretária Arany, que esteve representando no evento o Governador do Estado, Rui Costa.

Adelina Rebouças na frente do Centro Cultural Casa Branca 
 

Presentes ainda os diretores e presidentes do SESI e FIEB, responsáveis pelo Centro Cultural, e outros representantes de diversas instituições públicas e privadas sediadas em Salvador. Adelina Rebouças representou o seu pai, Antônio Rebouças, mas também pode prestigiar a presença dentre os homenageados, do seu tio, o prestigiado arquiteto modernista, Diógenes Rebouças (1914-1994).

 

Adelina no Espaço Antônio Rebouças ao lado da placa com o nome do seu pai

Foram homenageados também nominando espaços do Centro Cultural, outras personalidades baianas como o engenheiro Teodoro Sampaio, o médico Antônio Nery Filho e outros. O museu só abre ao público no dia 10.12. As visitações acontecerão de quarta-feira e domingo, das 10h às 17h. Em período experimental o museu terá ingressos de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). “Mas as escolas públicas que procurarem o museu terão entrada gratuita”, explica a museóloga e professora da UFBA, Heloísa Helena, responsável técnica de museologia no projeto do espaço.

 

Adelina e Arany Santana no Centro Cultural

QUEM?

ANTÔNIO REBOUÇAS: Pintor, designer de móveis, escultor e arquiteto, Antônio Rebouças foi um artista ‘modernista’. Produziu quadros e esculturas, além de projetos urbanísticos, casas e edifícios de influência Moderna em Salvador. Nascido em 1922 (Itabuna), recebeu influências modernistas, concretistas, construtivistas e do expressionismo alemão quando residiu por dois anos em Berlim na década de 1960. Seus trabalhos figuram em coleções do Brasil e exterior como Moreira Salles (São Paulo), Thomaz Farkas (São Paulo), ex-embaixador norte-americano Marck Loren (EUA), Antônio Celestino e MAM-Bahia (Bahia), Zilteman Di Oliva, Ministro Carlos Aníbal e Johann Fridmann.

 

DIÓGENES REBOUÇAS: Foi arquiteto, urbanista, professor e pintor. Seu nome tem grande significado na história da arquitetura e urbanismo modernos da Bahia. Como arquiteto, integrou a equipe do icônico EPUCS, criação de Mário Leal Ferreira, escritório onde foram elaborados os primeiros projetos urbanísticos de Salvador. Diógenes tem construções emblemáticas para Salvador, como o antigo Estádio da Fonte Nova, a Avenida Contorno, o Hotel da Bahia e a Escola Parque, dentre várias outras edificações e projetos.

 

Contatos com o Acervo Antônio Rebouças através do telefone (71) 99305-2885 e do instagram @a.reboucas100 .

 

Em 25.10.2022

Jornalista Geraldo Moniz de Aragão (1498-mte.ba)

geraldo.monizcomunicacao@gmail.com, 071 99102.7394

Nenhum comentário:

Postar um comentário