Com apenas 25 vagas e ministrado pelos cariocas Alex Cassal e Felipe Rocha, o workshop gratuito se baseia em contato-improvisação, abordagens relacionadas ao teatro pós-dramático, e na mundialmente conhecida técnica dos Viewpoints que propõe um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos e gestos
Pessoas
que se apresentam em público, como músicos, cantores, dançarinos e
atores, além de professores, estudantes, pesquisadores e
interessados em geral pelas artes cênicas – teatro, dança, ópera
–, as artes visuais e em performances públicas
têm uma excelente oportunidade em Salvador para ter contato com a
badalada técnica do Viewpoints, dentre outros
vocabulários que repensam a postura e a presença, fundamentais para
quem deseja passar verdade nos palcos.
Trata-se
do ‘Workshop
de Experimentação Cênica’ promovido
gratuitamente pela Caixa
Cultural Salvador
(Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Tel. 3421-4200) nos dias 13 e 20 de
setembro – ambos sábados –, das 10h às 13h. As inscrições
terminam (incluindo essa data) na próxima quarta-feira, dia 10. São
disponibilizadas apenas 25 vagas, por isso, os interessados devem se
apressar. A avaliação será feita a partir de currículos que devem
ser enviados para o endereço eletrônico foguetesmaravilha@gmail.com.
Junto ao Workshop, também na Caixa Cultural, o grupo apresenta o
espetáculo ‘Ninguém falou que seria fácil’, em dois finais de
semana (12, 13 e 14 | 19, 20 e 21) de setembro.
PRÊMIOS – As
atividades do Workshop estarão
à cargo do premiado autor teatral e ator Alex Cassal e do diretor
teatral e ator Felipe Rocha, ambos integrantes do grupo carioca
‘Foguetes Maravilha’ (http://foguetesmaravilha.wordpress.com/)
criado a partir de 2008 e que já obteve inúmeros reconhecimentos do
público e da crítica especializada, além de Prêmios, como o de
Melhor Autor do Prêmio Shell de Teatro 2011. O grupo tem no seu
repertório sete peças teatrais fixas que já apresentaram na Europa
e em dezenas de festivais e cidades do Brasil.
“A
oficina é para desenferrujar, explorar a sensibilidade e a
capacidade de comunicação”, diz Alex Cassal. Ele lembra que as
atividades serão baseadas em trabalhos físicos, jogos de percepção
e improvisação, de maneira lúdica e envolvente, utilizando vários
métodos para a investigação cênica. “O trabalho é
essencialmente prático, com contato-improvisação (técnica
corporal que propõe diálogo físico por meio da troca de peso e do
contato), dos Viewpoints (técnica
que explora a ação teatral sob diferentes perspectivas de tempo e
de espaço) e de abordagens relacionadas ao teatro pós-dramático”,
relata Cassal.
TÉCNICA – Os Viewpoints foram
originalmente desenvolvidos nos anos 1970 pela coreógrafa Mary
Overlie (1946, Bozeman, Montana, EUA), no contexto da dança
pós-moderna norte-americana, e depois adaptados para o teatro pela
diretora de ópera e teatro Anne Bogart (1951, Newport, Rhode Island,
EUA) e a escritora e diretora Tina Landau (1962, Nova York, N.Y.,
EUA). Trata-se de uma técnica que pode ser utilizada para o
treinamento do ator ou para a criação de material cênico em geral.
“Viewpoints são
princípios que orientam a improvisação, divididos em duas
categorias: Tempo (tempo, duração, resposta sinestésica e
repetição) e Espaço (forma, gesto, arquitetura, relação espacial
e topografia)”, explica Felipe Rocha. Ele ressalta que o trabalho
investe na presença do ator, na atenção e disponibilidade que
permitem o relacionamento real com o momento presente. “Uma
proposta de se colocar com inteireza em cada gesto e cada palavra”,
complementa Rocha.
SERVIÇO:
O
QUÊ: Workshop de Experimentação
Cênica’ - GRATUITO.
ONDE: Caixa
Cultural (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Tel. 3421-4200) –
Salvador Bahia.
QUANDO: dias
13 e 20 de setembro – sábados –, das 10h às 13h, totalizando
seis horas.
VAGAS: 25
(vinte cinco).
FOTOS
de ALEX CASSAL e FELIPE ROCHA anexas - Crédito obrigatório - Lei nº
9610/98
Fotos
da PEÇA e GRUPO em ALTA
RESOLUÇÃO: https://www.flickr.com/photos/126779961@N08/sets/72157646779083620/
BIOS:
ALEX
CASSAL (autor e ator) é
encenador, dramaturgo, ator e historiador. É fundador, com
Felipe Rocha, dos Foguetes Maravilha, tendo dirigido os
espetáculos “Ele precisa começar”, “Ninguém falou que seria
fácil” e “Síndrome de Chimpanzé”, entre outros. Desde 2002,
colabora nos espetáculos da coreógrafa carioca Dani Lima. Desde
2009 vem colaborando com o coletivo português Mundo Perfeito em
projetos como “Estúdios”, “Cartões de visita”, “Hotel
Lutécia” e “Mundo Maravilha”. Em 2007, realizou o vídeo
“Jornada ao umbigo do mundo”, premiado pelo Programa
Itaú Cultural Dança e
já exibido em inúmeros festivais brasileiros e em países como
Uruguai, Argentina, México, Cuba, EUA, Itália, Espanha, Alemanha,
Grécia, Croácia, China e Japão. Nos últimos anos, além dos
projetos com Foguetes Maravilha, escreveu o texto “Septeto Fatal”
para o festival português PANOS;
e dirigiu os espetáculos “Uma história à margem”, com o poeta
Ricardo Chacal; “Tome isso ao coração”, com o grupo
baiano Dimenti;
e “Horses Hotel”, com a atriz Ana Kutner.
FELIPE
ROCHA (diretor e ator), trabalhou como ator com a Intrépida Trupe e
com os diretores Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho, Antonio Abujamra,
Christiane Jatahy, Domingos Oliveira, João Falcão e Moacir Chaves,
entre outros. Com o diretor Enrique Diaz, montou as peças “Gaivota”,
“Ensaio.Hamlet”, “Notícias Cariocas”, “Não Olhe Agora”
e “Otro”, apresentando-se em festivais ao redor do mundo.
Participou dos projetos “Estúdios”, “Cartões de Visita” e
“Mundo Maravilha”, em Lisboa, com o grupo Mundo Perfeito.
Fundador,
ao lado de Alex Cassal, dos Foguetes Maravilha. Ator, autor e
codiretor de "Ele precisa começar", “2histórias” e
"Ninguém falou que seria fácil", montados pelo grupo. Por
este último, foi vencedor dos prêmios Shell, Questão de crítica e
APTR 2011, na categoria autor. Seus últimos trabalhos em
Cinema são os filmes "Vai que dá certo", de Maurício
Farias; "Nise da Silveira, ou Engenho de Dentro", de
Roberto Berliner; "Mato sem Cachorro", de Pedro Amorim; e
"Trago comigo" de Tata Amaral.
Em
04.09.2014
jornalista
| geraldo moniz de aragão
1498-drtba
| mobile phone: 71 8731.2641, 9110.5099,
9922.1743 monizcomunicacao@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário